terça-feira, 23 de agosto de 2011

eBay para principiantes (vá, para não dizer totós!)

Já várias pessoas me perguntaram como é que compro tanta roupa no eBay; como procuro; como funciona, etc.
Ora bem, resolvi fazer um tutorial para ajudar as interessadas e que muito jeito me teria dado no início da minha vida ebayana.

Vamos então começar.
Entrem através do eBay do Reino Unido porque aparecem mais itens da Europa do que da América ou Canadá, o que, em termos de portes, é muito bom.

Criem a vossa própria conta. Preencham os dados todos certinhos, o da morada também, pois quando comprarem alguma coisa não vão querer que ela vá parar a uma morada fictícia, certo?


Comecem uma pesquisa "Advanced" e tenham em atenção o item "Location". Escolham a opção "Only show items available to:" e ponham uma cruzinha no país onde querem receber a vossa encomenda. 



Clicar na imagem para aumentar

Sugiro isto porque há muitos vendedores que, por exemplo, não enviam para Portugal por terem tido más experiências com os nossos correios. Não vale a pena "apaixonarmo-nos" por uma peça de roupa se sabemos que o vendedor não a vai mandar para cá, certo? Com esta opção seleccionada, o eBay só nos dá resultados na pesquisa de objectos cujos vendedores enviam para o nosso país de residência.

Logo no topo deste campo "Advanced", temos a opção "Enter keywords or item number". Aqui podem pôr qualquer palavra que vos dê na real gana. Pode ser top, dress, pop art, bag, shorts, skirt… é só saberem o que querem procurar/comprar.
Supondo que querem procurar um vestido, escrevam "dress"; escolham a opção do país, dão um OK e vão aparecer os itens disponíveis.
Para reduzir ainda mais a pesquisa, temos várias opções do lado esquerdo. Podemos começar por escolher "Women's clothing", por exemplo. De seguida, do mesmo lado esquerdo, escolham a opção "Dresses".
Chegámos à página "oficial" dos vestidos.
Se repararem, do lado esquerdo temos várias opções de novo: qual a ocasião em que se vai usar o vestido; marca; estado; tamanho; cor principal, etc. Aconselho a começarem por escolher o tamanho, pois é o mais importante. Para tal, como a maioria dos vendedores põe os tamanhos "à inglesa", sugiro que dêem um saltinho a este site: Online conversion. Nele podem ficar a saber qual o vosso tamanho "em inglês".

De seguida, podem escolher uma das outras opções do lado esquerdo. Eu costumo escolher o "Condition: Used" pois a roupa é mais barata e, por vezes, mais original. E já diz a minha mãe que a água lava tudo (e não ando propriamente a comprar cuecas na Net!). 


Clicar na imagem para aumentar


Podem ainda escolher um valor mínimo e máximo que querem dar pela roupa ou se a querem comprar em leilão ou em "Buy it now", ou seja, de imediato.
Em caso de "Buy it now", confirmem se há em stock o objecto que querem antes de comprar. Há vendedores que põem vários tamanhos à venda num só leilão. Confirmem que há o vosso tamanho antes de comprarem o que quer que seja.
Se for um leilão, sugiro que não façam a vossa licitação de imediato. Eu costumo esperar pelos últimos segundos para comprar uma peça e ponho logo o valor máximo que quero dar por ela. Por exemplo, se uma coisa estiver a leilão por 0,99 cêntimos e se eu achar que posso dar até 3 libras por ela, então quando faltarem cerca de 20 segundos para o leilão acabar eu licito logo as 3 libras. Faço isto porque se houver alguém do outro lado a licitar nos últimos segundos e se licitar apenas 0,99 cêntimos, adivinham quem vai ganhar! Exacto, eu!

Não se esqueçam que estão a fazer compras em dinheiro estrangeiro, por isso, deixo-vos aqui mais um site muito útil para converterem os preços em euros: XE
Depressa vão apanhando os preços sem irem ao site, mas de início aconselho a confirmarem sempre tudo, para não terem surpresas desagradáveis!

Quanto ao pagamento propriamente dito, a melhor opção é via Paypal porque é mesmo a maneira mais fácil de pagar. Aí o modo de pagamento já varia de banco para banco pelo que o melhor, se tiverem muitas dúvidas, é darem um saltinho ao vosso banco. Ninguém melhor que ele vos pode ajudar!
Sensatas Padawans, estão prontas para comprarem nessa maravilhosa loja internacional que é o eBay! Have fun! (E qualquer dúvida, email me!)

4 comentários:

Alix disse...

nunca comprei nada pelo ebay, e agora já fiquei mais esclarecida, se bem que o que me faz mais confusão ainda é o tal sistema de paypal.
e como é com os portes? já ouvi histórias de coisas apreendidas nas alfândegas...

**

Fashionista disse...

Já experimentei uma vez e correu tudo bem!

Emma disse...

Este post é mesmo muito útil :) xx

S* disse...

Olha, ainda ontem perguntei como funcionava o ebay... obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...